sábado, 3 de setembro de 2011

Eu Amo muito tudo isso "Cultura"

E po  i  tai  tai  e -  “ Eu   serei feliz
Canção tradicional da Nova Zelândia

EPOI  I TAI TAI  E, EPOI  I TAI TAI E.
EPOI  I TAI TAI E
I  TUKI TUKI  EPO
I TUKI  TUKI E

Esta canção tradicional vem do povo Maori, os habitantes originais da Nova Zelândia. De acordo com o folclore, há mais de mil anos, a tribo Maori chegou à ilha que eles chamam de AOTEARONAE que hoje é conhecida como Nova Zelândia. Chegaram em canoas pequenas das ilhas polinésias. A letra da canção diz: ´ Eu não sou triste eu serei feliz`.


Colibri
Canção folclórica do Chile

Venga a cantar La morenada
Que empieza a sonar
Como el vuelo de uma mariposa
Vamos todos a bailar

Com las manos
Com los pies   BIS
La morenada
La morenada
Glykeria – Grecia

Tik, tik, tik,tik, tak.
Kani I Kardia mou
San se vlepo na dia venis
Tik, tik, tik, tik, tak
Thelo pouli mou
Na mandevo pou pigenis

Thelo pouli mou na se rotiso
Favoume mi se disarestiso
Giati o tan sou milo
Archisi tis kardias
To tik tik tik tak

Às vezes você gostaria que a sua vida e o seu coração pulsassem como um tambor num ritmo agitado tik, tik, tak.  Esta canção mostra como ficamos ansiosos em causar às pessoas uma impressão agradável.  A Grécia é um país Europeu á margem do mar mediterrâneo. Muitos filósofos, cientistas  e escritores nasceram nesse País, incluindo Sócrates, Aristóteles e Platão. Ela possui ilhas magníficas e ruínas famosas como o PARTHENON.



10 comentários:

  1. A primeira canção eu pensei que fosse um rap de índio,rs!!!Mas a tradução é lindinha

    ResponderExcluir
  2. Ola Sandrinha,

    Outro dia estava assistindo uma reportagem sobre a Grecia. Que vontade de conhecer pessoalmente, eh muito linda e riquissima em cultura ne? Um dia quem sabe..rs

    Menina, vc comentou que esta vindo para Jacksonville! Nem acredito, vamos ser "conterraneas", espero que vizinhas tb. Vc sabe que bairro vc vai morar? Tomara que seja bem pertinho de mim!!! :)

    Me add no msn, pra gente bater papo: ciebele@hotmail.com

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Sandrinha,

    Oi tu sabe que eu aprendi esta primeira músiquinha na aula de religião, uma freira ensinou a gente na escola e quando eu li me fez lembrar a época da escola hehe sempre estudei em colégio católico. E realmente não tinha idéia de onde vinha esta música apesar de conhecer a anos. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Cultura é tão interessante, vendo essas músicas de lugares e com sons diferentes, é tão legal, eu adoro aprender sobre novas culturas e principalmente essas particularidades tão interessantes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Que bonitinha, adorei a canção!! Como vc está? Espero que bem! beijinhos! :)

    ResponderExcluir
  6. EPOI TAI TAI E/JOVANE/JOSÉ MARIA FERREIRA
    YOUTUBE

    ResponderExcluir
  7. Estava pesquisando no dicionario/tradutor do google, a tradução no idioma que ele detectou é realmente o q vc diz, maori, porem a tradução nao é isso "eu nao sou triste, eu serei feliz" mas EPOI na costa de mar, costa EPOI E. COSTA
    EPOI na costa de mar
    Ataque Ataque EPO
    O ataque ofensivo...

    ResponderExcluir
  8. Meu filho só dorme com a música Epoi i taí i taí e , amei a tradução 🥰

    ResponderExcluir